By: Alexandre Cantini | September 20, 2018


A instalação do Token OAB vem sendo problemática para usuários de sistemas livres por culpa total e exclusiva da CertiSign, que caga para os usuários de Linux, bem como da OAB, sua parceira, que também não a pressiona para que desenvolva drivers para o sistema.


Graças, no entanto, aos drivers para Linux da Valid Certificadora, a comunidade livre de advogados conseguiu elaborar uma metodologia para sua instalação, apesar deles não serem atualizados desde 2012, e o LibreOffice vinha funcionando muito bem para assinar as petições diretamente de seu menu de exportação para PDF.


As coisas mudaram com o Ubuntu 18.04, ou com as novas versões do Firefox, ou ambos, e este tutorial, que vinha funcionando, parou de fazê-lo.


Após alguns (muitos) testes e pesquisas, o Guicolândia apresenta uma nova versão do tutorial de instalação do token da OAB, para o Ubuntu 18.04, que permite sua utilização com o Firefox, como no passado.


Falta resolver o problema do LibreOffice, que não consegue mais acessar a chave criptográfica para assinar os documentos. Em seu lugar, no entanto, é possível utilizar o assinador de documentos criado pelo Serpro, e disponível neste endereço.


Assim, após este tutorial, os advogados usuários de Linux poderão facilmente assinar digitalmente suas petições, utilizando o assinador do Serpro, e peticionar nos Tribunais, pelo Firefox.

Category: Linux 

Tags: Ubuntu, Linux, OAB, Assinatura digital