Como acessar seu Raspberry PI de outro computador

 
Introdução:

Há duas formas de se controlar o Raspberry PI remotamente: com e sem interface gráfica.

A primeira hipótese envolve a utilização de um servidor VNC (Virtual Network Computing). Para tal propósito, seráutilizado o Vino, servidor que já vem instalado por padrão no Ubuntu, mas não no Ubuntu-Mate para Raspberry PI (não sei se vem instalado na versão para desktop).

Para o acesso remoto sem interface gráfica, será utilizado o protocolo SSH (Secure Shell), que permite que se execute tarefas no computador remoto pelo Terminal.

Opção 1 - VNC com o VIno:

No Terminal (Ctrl+Alt+T), digite:

sudo apt-get install vino

Para configurá-lo, digite, no Terminal:

vino-preferences

Na tela que se abre, marque as seguintes opções:

Em "Sharing", marque as duas opções; em "Security", marque a opção do meio, e digite a senha que deverá ser adicionada pelo usuário, cada vez que tentar acessar o Raspberry; e em "Show notifications", marque uma das duas primeiras opções, a seu gosto.


Use uma senha segura para a conexão, pois esse programa ficará dispoível o tempo tempo.


Para iniciar o serviço, digite:

/usr/lib/vino/vino-server

Agora, é possível configurar o Vino para que inicie no boot do sistema. Para tanto, vá em Sistema / Preferências / Pessoal / Aplicativos de sessão e, na janela que se abre, clique em "Add". Na nova janela, adicione o nome Vino, ou outro de seu gosto, no campo "Nome" e, no campo "Comando", copie e cole o código abaixo:


/usr/lib/vino/vino-server --sm-disable


Outra opção, caso não queira que o Vino seja carregado com o sistema, é criar um lançador no menú de programas. Vá em "Preferências / Visual e Comportamento / Menu Principal", escolha uma categoria e, na coluna da direita, clique em "Novo Item". Na janela que se abre, copie o comando acima no campo correspondente.
 

 

Opção 2 - SSH:

Embora já instalado no Ubuntu - e no Ubuntu-Mate - o servidor SSH vem desabilitado por padrão. É fácil, no entanto, habilitá-lo, fazendo uso do OpenSSH.


Abra o Terminal (Ctrl+Alt+T) e digite o seguinte comando:


sudo apt-get install openssh-server


Uma vez instalado, o serviço já deve começar automaticamente. Verifique com o comando:


sudo service ssh status


Se o servicço estiver desligado, basta rodar o comando abixo para ligá-lo:


sudo service ssh start

Como acessar seu Rasp PI pelo SSH:

Em seu computador rodando Ubuntu, conectado à mesma rede à qual está conectado seu Raspberry PI, abra o Terminal e rode o seguinte comando (atenção às substituições):


ssh 'nome_de_usuário'@'endereço_de_IP'


Onde 'nome_de_usuário' deve ser substituído pelo nome do usuário do Raspberry PI (sem as aspas), e 'endereço_de_IP' deve ser substituído pelo endereço de IP do Raspberry PI na rede (também sem as aspas). Para identificá-lo, clique com o botão da esquerda no ícone de rede, no Rasp PI, e, em seguida, em "Informaçãos da Conexão".


Observação: a senha que será requisitada é a do usuário inserido, utilizada para o login no Raspberry PI.


Repare que o cabeçalho do Terminal muda para "seu_usuário"@"nome_do_Raspberry_PI". Todos os comandos que você rodar serão executados no Raspberry PI e, não, no computador em que estão sendo digitados.


Para sair do SSH basta digitar:


exit