Como deixar seu Ubuntu mais rápido

 
Introdução:

Apesar do Ubuntu ser um sistema operacional leve, muito embora esteja ficando cada vez mais pesado, por conta das implementações de seu sistema de gerenciamento de desktop Unity, podemos deixá-lo mais ágil, seguindo as dicas compiladas abaixo:

Dicas para deixar o sistema mais rápido

1. Aplicações de Sessão


Aplicações de sessão é um pequeno programa que controla os serviços que são acionados com o arranque do sistema. Ocorre que seu diálogo padrão oculta a maior parte dos serviços iniciados pelo Ubuntu. Para obter maior controle, é preciso liberar a visualização da lista completa.


No Terminal (Ctrl+Alt+T), cole (Shift+Ctrl+V) os comandos abaixo:


(o comando abaixo é de uma linha apenas)

sudo sed -i 's/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g' /etc/xdg/autostart/*.desktop


Após reiniciar o aplicativo Aplicações de Sessão, novas opções estarão disponíveis. Apenas as altere se tiver certeza do que está fazendo.

'Agente de senha GPG’ : Essa é uma ferramenta que adiciona cripitografia a clientes de email (não afeta webmail) e programas de chat. Se você os utiliza, deixe habilitado, senão; pode desabilitar.

‘Bate-papo’ (telepathy indicator service): Se você não usa o cliente de chat "Telepathy" pode desabilitá-lo para liberar aproximadamente 2,7 MB de RAM.

‘Bluetooth-Manager’: Se você não usa bluetooth, pode desabilitar..

‘Compartilhamento da área de trabalho’: Desabilite se e você não precisa de serviços de compartilhamento remoto de desktop para desktop (a maior parte dos usuários não precisa).

‘Compartilhamento de arquivos pessoais’: A menos que você pretenda compartilhar arquivos pela rede (nada a ver com aplicações como Bittorrent ou compartilhamento pela internet), pode desabilitar.

‘Gwibber’: Cliente de twitter.

‘Monitor de cópia de segurança’: Se você não precisa do ‘Deja-dup’ (ferramenta de backup padrão) para programar seus backups, desabilite.

‘Notificador de atualizações’: Se você faz suas atualizações manualmente e dispensa as notificações automáticas, pode desabilitar este serviço, no entanto, por razões de segurança, é melhor mantê-lo habilitado.

‘Onboard’: Trata-se do teclado virtual que vem instalado no Ubuntu. A maior parte das pessoas não precisa dele.

‘Orca screen reader’: Como indica o nome, é um leitor de tela.

2. Instale o Preload:


Preload é um programa silencioso que aprende com os hábitos do usuário e carrega na memória RAM do sistema as aplicações mais utilizadas, para que seu carregamento seja acelerado, uma vez acionado o programa.


Apesar de vir instalada por padrão em várias distribuições Linux, o Ubuntu não a adota. Para incluí-la, digite no Terminal:


sudo apt-get install preload

3. Remova a aplicação de indexação apt-xapian-index:


A aplicação de indexação apt-xapian-index acelera certas operações de busca, mas pode desacelerar bastante computadores antigos. A remoção deste programa é tranquila, porque ele não é essencial. De fato, o Lubuntu sequer o inclui em sua instalação.

No Terminal , digite:

sudo apt-get purge apt-xapian-index

Essa operação demanda que o computador seja reiniciado.

 

4. Altere o consumo de memória do LibreOffice:


Em Ferramentas/Opções, selecione a opção Memória, no menu Geral, na janela da esquerda, e altere os padrões para reproduzir os indicados na imagem abaixo.

Deixe as opções de seu LibreOffice como as da imagem.

5. Acelere a resposta do Unity Dash no Ubuntu 14.04/14.10

por Edivaldo Brito

a) Acesse o item Configurações do sistema no lançador do Unity;

b) Clique o item “Segurança e privacidade”;
c) Dentro de “Segurança e privacidade”, clique na aba “Pesquisa”;
d) Em “Pesquisa”, desative a opção “Incluir resultados de pesquisa on-line”, clicando na chave que fica ao lado do campo;
e) Depois, clique na aba “Arquivos e aplicativos”. Nela, desative a opção “Gravar a utilização de arquivos e de aplicativos”. A seguir, clique no botão “Limpar dados de uso…”. Na janela que aparece, escolha o período e confirme a exclusão, clicando no botão “OK”;
f) Abra a Central de Programas do Ubuntu e pesquise por “unity-scope”. Quando sair o resultado, clique no item que deseja retirar e depois no botão “Remover”;

Obs: é mais eficiente usar o Synaptic para a etapa "f".

g) Ainda na Central de programas do Ubuntu, procure por “Gerenciador de configurações do CompizConfig
h) Após instalado, abra o Gerenciador de configurações do CompizConfig, digitando ccsm no Dash do Unity.
i) Na janela do programa, clique na opção “Ubuntu Unity Plugin”;
j) Na tela “Ubuntu Unity Plugin”, clique na seta ao lado do campo “Dash Blur” e escolha a opção “No Blur”. Depois clique no botão “Voltar”;
k) De volta à tela principal do programa, clique na opção “OpenGL”;
l) Em “OpenGL”, clique na seta ao lado do campo “Filtro de Textura” e escolha a opção “Rápido”. Depois clique no botão “Voltar” e feche o programa;

6. Configure o Ubuntu para que inicie com o bluetooth desligado


No Terminal, digite o seguinte comando:


sudo gedit /etc/rc.local


O editor de texto Gedit abrirá, exibindo algumas linhas de código. Digite a seguinte linha ao final, antes da linha que diz "exit 0"


rfkill block bluetooth


Salve as alterações e feche o Gedit.

7. Instale o administrador de consumo de energia TLP


O objetivo desta aplicação não é acelerar o computador, mas melhorar a administração de energia em laptops. Basta rodar os seguintes comandos no Terminal:


sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp


sudo apt-get update && sudo apt-get install tlp



8. Finalizando:


Reinicie o computador para que todas as alterações tenham efeito.