Como instalar o Dropbox (ou quase) via ownCloud

 
Introdução:

Ainda não foi lançada uma versão do Dropbox para Raspberry PI. No entanto, o ownCloud suporta a utilização de aplicações externas para montar - e sincornizar - serviços de armazenamento externo, como Google Drive, Dropbox e Amazon S3, mesmo numa LAN (à exceção do Google Drive, que exige um servidor ownCloud com domínio registrado e acessível pela Internet).

Sendo assim, se você não quiser manter um acesso externo ao ownCloud, mas quiser manter suas pastas sincronizadas pela Internet, para que sincornize seus arquivos quando não estiver conectado à rede local, pode utilizar o Dropbox para este fim, utilizando o ownCloud no Raspberry PI, como ponte.


Instalação:
Instalação:

Dropbox:

Para conectar o Dropbox ao ownCloud é necessário criar um App do serviço. Para tanto, vá à página Dropbox Developers page, se conecte e clique na opção "Create your app".

São apresentadas, então, duas opções em "Choose an API": "Dropbox API" e "Dropbox business API". Selecione a primeira.

À segunda pergunta, "Choose the type of access you need", selecione:

Full Dropbox

Em seguida, insira um nome para o aplicativo e clique em "Create app".

Na tela seguinte, na aba "Setting", NÃO marque "Apply for production".

Selecione "Enable additional users" para permitir que múltiplos usuários do ownCloud tenham acesso ao compartilhamento Dropbox.

 

 

Atenção: anote sua "App key" e sua "App secret", que deverão ser utilizados no formulário do plugin External Storage na página do administrador, no ownCloud.

Deixe o resto como está (ou estude as alternativas).

Conectando o Dropbox ao ownCloud:

Neste ponto, você deve estar com o ownCloud funcionando corretamente no seu Raspberry PI. Este tutorial tratará apenas da vinculação do Dropbox. Se precisar instalar o ownCloud, comece por aqui.

No Raspberry PI, abra o navegador e acesso ownCloud digitando o endereço:

localhost/owncloud

No canto superior esquerdo, clique em "Arquivos" e, no menu que se abre, clique em "Aplicações".

Na tela das aplicações, selecione a opção "Desabilitado", na lista da esquerda, e "External storage support", na janela da direita, habilitando-o.

Em seguida, clique no nome do administrador, no canto superior direito da tela do ownCloud, e selecione "Admin" no menu.


Na página que se abre, selecione a opção "Armazenamento externo" na lista da esquerda.

Em "Adicionar armazenamento", selecione "Dropbox". O nome "Dropbox" será automáticamente atribuído ao campo "Nome da pasta". Nas configurações, entre com a "Chave do Aplicativo" (App key) e com o "Segredo da Aplicação" (App secret), anteriormente anotados, e clique em permitir acesso. Entre com seu login e sua senha do Dropbox e autorize a conexão. Por fim, marque a opção "Habilitar Armazenamento Externo do Usuário" para que o Dropbox comece a funcionar.

É isso.