Como instalar (e usar) o MultiSystem

 
Introdução

MultiSystem é (muito basicamente) um gerador de pendrive de boot que permite a instalação de várias imagens de boot de diferentes distribuições Linux em um mesmo periférico, apenas limitado por sua capacidade de armazenamento. É a ferramenta ideal para explorar facilmente diferentes distribuições sem instalá-las.

Instalação usando o PPA

Para instalar o Multisystem via PPA, rode os seguintes comandos no Terminal (Ctrl+Alt+T), um por vez, seguido da tecla "enter". Lembre-se de que ao digitar sua senha no Terminal, nada aparece.


(os comandos abaixo ocupam uma linha apenas, cada)

sudo apt-add-repository 'deb http://liveusb.info/multisystem/depot all main' 


wget -q -O - http://liveusb.info/multisystem/depot/multisystem.asc | sudo apt-key add - 


sudo apt-get update && sudo apt-get install -y multisystem

Como usar o MultiSystem

Uma vez concluída a instalação, conecte um pendrive ao seu computador e acione o MultiSystem pelo Dash (clique no ícone do Ubuntu, no alto da barra lateral e comece a digital "multisystem", até que o ícone correspondente apareça. Basta dar um duplo-clique no ícone e o programa será ativado).

Pelo Dash, é possível achar qualquer coisa no computador rapidamente.

Na tela que se abre, selecione o seu pendrive e pressione "validar".

Cuidado para não escolher o pendrive errado.

Se o pendrive não possuir um "label" (nome), uma tela aparecerá em seguida, avisando-o de tal fato. Sem problema. Basta pressionar "ok" que o label "multisystem" será adicionado, após o que o programa fechará.


Desmonte e monte o pendrive (ou retire e o plugue novamente) e abra o programa novamente. Após a instalação do label esta etapa não mais se repetirá.


Selecione o pendrive, como no passo anterior, e siga adiante.


A tela seguinte é auto-explicativa.

Pronto. A tela do programa finalmente se abre. Hora de instalar as distribuições para boot.

 
Tela principal do MultiSystem.

Para adicionar os sistemas, basta arrastar seus arquivos "ISO" para a janela principal ou, se não funcionar, clique no ícone do CD, no canto esquerdo da janela inferior e selecione o arquivo correspondente na janela que se abre.


Feito isso, o programa mudará para o modo texto. Basta entrar com a sua senha e o resto é automático.

Lembre-se de que nada aparecerá enquanto digita a senha.

Uma vez que termine a instalação, o programa volta para a janela inicial, já exibindo o sistema instalado.

É possível, então, repetir o processo e instalar quantas distribuições couberem. No meu pendrive, coloquei cinco distribuições para boot: Ubuntu 14.10 desktop, Mint 17.1, UbuntuStudio 14.10, Ubuntu Mate 14.10 e Lubuntu 14.10.

Quando for dar boot pelo pendrive, uma janela aparecerá, pedindo que escolha qual sistema carregar. Basta usar as setas do teclado para tanto.