Como montar automaticamente um HD externo

 
Introdução

Em algumas situações é interessante carregar automaticamente, com o carregamento do sistema, HDs ou partições externas, como, por exemplo, quando se tem um servidor de mída, como o Plex ou o Kodi (antigo XBMC), ou quando se mantém os diretórios de um serviço de sincronismo com a nuvem, como Dropbox ou Google Drive, no HD ou na partição externa, e não se deseja ter pastas redundantes no HD principal.


Para quem possui o Windows e o Ubuntu em dual boot, como o Windows não enxerga a partição do Linux, mas o Linux não apenas enxerga a partição do Windows, como é capaz de manipular os arquivos ali contidos, bem como criar novas, uma boa medida é deixar os arquivos que eventualmente devam ser abertos em ambos os sistemas, como arquivos de trabalho, músicas e vídeos, bem como os diretórios do Dropbox e congêneres, na partição do Windows, para que possam ser manipulados por ambos os sistemas, cada um a seu turno, sem que haja a necessidade de mantê-los duplicados. Nestes casos, ter a partição do Windows montada automaticamente com o boot do Linux também é uma vantagem

Configurando o HD externo
Clique no botão do Ubuntu, no alto da barra lateral do Unity, e digite "discos" na caixa de texto. Acione o programa "Discos".

Na tela do programa Discos, selecione o HD, ou partição, que deseja seja montado no boot. No exemplo, no HD VBOX HARDISK, trata-se da Partição 1, com 72 GB, que possui o sistema Windows instalado.


Como funciona a interface do programa: na janela da esquerda aparecem listados os HDs e demais mídias conectados. Ao se clicar em um dos itens da lista, seus volumes, ou partições, são exibidos sobre a faixa horizontal. do lado direito. Basta clicar com o mouse no que deseja editar as propriedades.


Uma vez selecionado o item desejado - aparecerá destacado, em laranja - clique no símbolo da engrenagem no canto superior direito da janela, ou no das engrenagens, na faixa horizontal.

 

No menu de contexto, selecione a opção "Editar opções de montagem".

Na janela que se abre, muito provavelmente o botão das "opções automáticas de montagem" estará desligado, como na imagem abaixo.

Para acionar a montagem automática, basta deslizar o botão para a esquerda, de modo a que a imagem se assemelhe à imagem abaixo.


Se desejar um nome mais amigável para identificar seu dispositivo, como "externo", por exemplo, substitua a sequência alfanumérica que aparece após "/mnt/" em "Ponto de montagem".

Pronto. Pode fechar o aplicativo "Discos". Seu HD, ou partição, será montado automaticamente no boot, a partir de agora.