Como sincronizar o Tomboy com celulares Android

 
Introdução:

Não existe, ainda, um programa de notas livre e multiplataforma que permita, de forma simples, sincronizar anotações entre as instâncias do aplicativo no computador e nos dispositivos móveis.

Ainda assim, é possível sincronizar notas criadas no poderoso Tomboy, do Gnome, com o sua "versão não oficial para Android" Tomdroid, utilizando-se o Dropbox como mecanismo de sincronismo e o Dropsync como gerenciador da operação.

Requisitos:

No computador:

  1. Nautilus-Dropbox instalado e funcionando;
  2. Tomboy;


No Android:
Todos os programas a seguir podem ser encontrados no Google Play:

  1. Dropbox;
  2. Dropsync;
  3. Tomdroid.
No computador:

1) Instalação:


Para instalar o cliente do Dropbox no Ubuntu, abra o Terminal (Ctrl+Alt+T) e rode os seguintes comandos:

sudo apt update

sudo apt install nautilus-dropbox

O resto do procedimento é intuitivo, basta seguir as instruções na tela do programa.

O Tomboy já vem instalado por padrão. Se, no entanto, por algum motivo ele não estiver instalado, para fazê-lo basta rodar o seguinte comando no Terminal:

sudo apt install tomboy

2) Configuração:

Para permitir a sincronização das notas pelo Dropbox, é preciso criar um link simbólico entre a pasta de sincronia e o local de armazenamento padrão das notas.

Vamos começar criando a pasta de sincronia. A forma mais fácil de fazer isso é transferir a pasta padrão de armazenamento de notas do Tomboy para o local, na hierarquia da pasta Dropbox em que você deseje que elas sejam guardadas.

O Tomboy armazena suas notas na seguinte pasta padrão:

/home/"seu_usuário"/.local/share/tomboy

Você pode usar o Nautilus para mover a pasta "tomboy" e todo seu conteúdo para seu local de destino, de forma visual, ou pode usar o Terminal.

No caso do Terminal, vamos - apenas para exemplificar - assumir que, para facilitar a organização, você pretenda armazenar a pasta "tomboy" dentro de outra, chamada "Notas". O primeiro passo será criar esta pasta:


mkdir Dropbox/Notas

Agora, transfira a pasta "tomboy" para o interior da pasta "Notas":

mv .local/share/tomboy Dropbox/Notas

Falta criar o link simbólico entre a pasta "tomboy", que agora se encontra no Dropbox, e o local padrão utilizado pelo programa. Para tanto, no Terminal, rode o comando (de uma linha):

ln -s /home/"seu_usuário"/Dropbox/Notas/tomboy /home/"seu_usuário"/.local/share/

Não esqueça de trocar "seu_usuário" pelo seu próprio nome de usuário.


Pronto. Agora tudo que você criar no Tomboy será salvo no Dropbox, e tudo que for incluído na pasta "tomboy", no Dropbox, aparecerá no Tomboy.

 
No Android:

1) Instalação:


Em seu dispositivo Android, abra a loja de aplicativos Google Play, procure e instale os seguintes programas:

  1. Dropbox;
  2. Dropsync;
  3. Tomdroid.


Após instalar o Dropbox e se conectar à sua conta, abra o Tomdroid, clique nos três quadradinhos, no canto superior direito, e, em seguida, em "Configurações".

Clique em "Serviço", na seção "SINCRONIZAÇÃO" e selecione a opção "Cartão SD". Em seguida, observe o endereço indicado em "Local no cartão SD", que deve ser algo como (mas não necessariamente):

/storage/emulated/0/tomdroid/

Memorize o endereço indicado em seu dispositivo móvel.

Feche o Tomdroid e abra o Dropsync. Como é a primeira vez que você utiliza este programa, a tela de abertura apresentará a opção para você se conectar à sua conta. Clique nela, selecione a sua conta de sincronia (ele utilizará a conta configurada em seu programa Dropbox) e aguarde a conexão, quando a janela de comunicação se fechará.


Neste ponto, o botão de "seleção do que sincronizar" mudará de cinza para azul. Clique nele e ignore a opção de criação de pastas de teste. Selecione, em seu lugar, a opção em que você criará suas próprias conexões.


Feito isso, será apresentada a aba de configuração da sincronização. A primeira opção é o endereço local. Clique nele e navegue até o endereço que você memorizou acima.


A segunda opção é o endereço online. Clique no campo de inserção e uma janela de navegação do Dropbox se abre. Navegue até a pasta em que estão (ou serão) armazenadas as notas do Tomboy. No nosso exemplo: Notas/tomboy.


Não se preocupe com o fato da pasta local se chamar "tomdroid" e a pasta remota se chamar "tomboy", é o conteúdo delas que será sincronizado.


A terceira opção diz respeito ao método de sincronismo. Pode deixar no padrão ("nos dois sentidos").


Pronto. Basta clicar nas setinhas indicativas de sincronia, no canto superior direito do aplicativo, para sincronizar suas notas.

Observações:

  • Por padrão, o Dropsync monitora modificações nas pastas indicadas e sincroniza automaticamente. No entanto, dê uma conferida nas configurações do programa para se certificar de que esta opção está ativada;
  • A versão gratuita do Dropsync apenas sincroniza um par de pastas. Se quiser incluir outros pares, será necessário adquirir uma licença paga;
  • Configure o Tomdroid para que sincronize suas notas ao ser iniciado, marcando a caixinha "Sincronização Automática na Inicialização", na seção "SINCRONIZAÇÃO" das Configurações.