Compartilhamento de pastas

 
Introdução:

Uma vez que os HDDs externos estão conectados ao Raspberry PI , é precido compartilhá-los na rede para que seu conteúdo possa ser acessado por outros computadores, ou toda vez que você necessitar utilizá-los, seja para salvar um arquivo originalmente em um computador, ou para baixar outro, armazenado nos discos externos, será necessário desconectá-lo do Raspberry e conectá-lo na máquina em questão, para depois reconectá-lo no miniPC. É muito trabalho desnecessário, e sempre se expõe o disco ao risco de uma cagada, nessas operações de monta e desmonta.


Para compartilhar as pastas na rede, vamos utilizar o bom e velho Samba, que provavelmente ja estará parcialmente instalado.

Instalação:

Atenção:

Não clique com o botão da direita sobre a pasta que deseja compartilhar para escolher a opção de compartilhamento do menu que se abre. Não vai funcionar.

Até o Ubuntu 15.10, digite o seguinte comando no Terminal (Ctrl+Alt+T):


sudo apt-get install samba smbfs system-config-samba


Para o Ubuntu 16.04 em diante, use o seguinte comando:


sudo apt-get install samba cifs-utils system-config-samba


Seu HDD externo deve estar conectado ao computador e configurado para ser montado automaticamente no carregamento do sistema. Se já não o tiver realizado nos tutoriais anteriores, siga este link, configure os discos externos e retorne a este tutorial.

Configuração:
Com o HDD conectado e montado, não clique em sua pasta com o botão da direita e peça para compartilhá-lo. Por algum motivo, não dará certo. Em vez disso, abra novamente o Terminal e digite o seguinte comando:

sudo system-config-samba

Nota:

Se aparecer a seguinte mensagem de erro no Terminal: "SystemError: could not open configuration file `/etc/libuser.conf': No such file or directory", basta criar o arquivo requisitado em branco. Para tanto, rode o comando:

sudo pluma /etc/libuser.conf

(Pluma é o editor de texto do Ubuntu-Mate. Se estiver usando o Ubuntu, substitua-o por gedit, no comando).


O editor de texto se abre com um documento em branco. Basta salvar e fechar. Pronto, pode repetir o comando sudo system-config-samba.

 

 

Na janela que se abre, clique em "Arquivo / Adicionar compartilhamento..."

Em seguida, selecione o diretório que deseja compartilhar na rede, mude o nome do compartilhamento, se desejar, selecione "Permitir escrita", se deseja escrever neste diretório a partir de outros computadores na rede e marque "Visível", se deseja que os outros computadores vejam o compartilhamento ao navegarem na rede.

Na aba "Acesso", selecione "Permitir acesso a todos" (isso evitará o trabalho de ter que atribuir nomes de usuários e senhas para cada programa, como XBMC, MediaPortal ou PLex).

Após pressionar em OK, pode fechar o programa.

Terminando a configuração, ou; o pulo do gato:

De volta ao Terminal, digite o seguinte comando para abrir o arquivo de configuração do Samba:

sudo pluma /etc/samba/smb.conf

Na janela do Pluma, role para a base do arquivo. Lá você deve encontrar uma entrada do tipo [Seu-compartilhamento] ("seu-compartilhamento" estará substituído pelo nome que você escolheu). Adicione a seguinte linha nesta seção:

force user = username

(substitua "username" pelo seu nome de usuário, aquele usado para fazer o login no sistema. Repita esta operação para cada compartilhamento criado.

Salve o arquivo e saia do Pluma.

Religue o Samba:

Tudo pronto. Só falta religar o Samba, para que o compartilhamento entre em vigor. No Terminal, digite o seguinte comando:

sudo service smbd restart