Speeder bike - O Retorno de Jedi, da AMT

Sobre o kit:
 

O kit da Speeder bike do filme Retorno de Jedi, fabricado pela AMT, me foi dado de presente por meu aluno Paulo Nagao, que sabia que eu era fã da série de filmes.

Fazia anos que não montava um kit de plastmodelismo e o presente me serviu de motivação para retomar o hobby.


Tratava-se de um exemplar antigo, esquecido em um canto de sua casa há décadas, o que se percebia claramente do aspecto envelhecido do folheto de instruções e da própria caixa. Ademais, ao me debruçar sobre a montagem pude perceber como, de fato, se tratava de um kit cuja matriz fora feita por um artista, manualmente, pois ele estava longe de ser minimamente simétrico.


Não fiz um passo a passo da montagem, porque não tinha, ainda, a ideia de publicá-lo. Fiz apenas algumas fotos dos motores prontos, ainda não montados, da pintura principal concluída, a pedido de minha afilhada, que queria saber a quantas andava a montagem da "navezinha", e do kit finalmente montado.

 

A maior parte das peças recebeu uma camada de tinta prateada Colorfix, exceto aquelas que não iriam mostrar metal por baixo da sujeira ou de descascados.

Por sobre a camada de prata foram aplicadas camadas finas de cera acrílica líquida, na ausência da cera Future.


A pintura principal foi feita com tinta acrílica fosca Acrilex para artesanato, aplicada com aerógrafo. O corpo da bike foi tratado com diferentes tons da cor base, em diferentes pontos da estrutura, para adicionar volume.


Após concluída a pintura, foram aplicadas várias camadas do verniz acrílico líquido, o que conferiu uma textura acetinada à pintura, além de tê-la lacrado para o tratamento de envelhecimento.


O envelhecimento foi feito com lavadas de tinta guache e aplicações de pastel, esfumados, quando necessário, com esfuminho de maquiagem.