Tutorial de instalação do Ubuntu 14.10

 
Introdução - preparando seu computador

O Ubuntu é uma distribuição Linux voltada ao usuário final. Como tal, seu processo de instalação é ridiculamente fácil, especialmente se a intenção é substituir seja lá qual sistema operacional esteja instalado no computador. Se, por outro lado, a ideia for instalá-lo lado a lado com o Windows 7 ou mais novo, será necessário preparar o sistema para recebê-lo, o que representa fazer algumas alterações no Windows, que se tornam mais e mais laboriosas a medida em que são tentadas nas versões mais novas.

É compreensível que o usuário de Windows prefira fazer uma instalação dual boot para testar sua adaptação ao Linux antes de mudar de vez. Neste caso, recomendo que se separe de 20 Gb a 30 GB de disco para o Ubuntu, e que não crie uma partição destinada à "home". Em seu lugar, sugiro que, quando no Ubuntu, utilize a partição do Windows como se fosse um HD externo, para salvar seus arquivos que, assim, poderão ser acessados também pelo Windows.

É preciso ter em mente que o Windows não enxerga a partição do Linux, ao passo que o Linux não só enxerga as partições do Windows, como também é capaz de manipular arquivos nelas presentes.

Este tutorial não ensinará a preparar o Windows 7, ou mais recente, para a instalação dual boot do Linux. Para tanto, recorram outras fontes na Web, e busque pelos seguintes tópicos:

  • Backup do Windows;
  • Redução/particionamento da partição do Windows;
  • Como desligar o "fast boot" - em tese não é mais necessário, mas vale a pena fazê-lo ainda assim;
  • Como criar um disco de boot do Linux no Ubuntu - use o Universal USB Installer.



Nota: o substituto da BIOS nos computadores Windows mais recentes chama-se UEFI, e é o que possibilita o tal "fast boot". A maior parte dos UEFI traz a opção " legacy ", que nada mais é que a antiga BIOS. O Ubuntu se comporta bem com o UEFI, de modo que não é necessário ativar o legacy .

Nota2: se seu computador se recusar a fazer o boot pela USB, carregue novamente o Windows e grave um DVD de boot com a imagem do Ubuntu . A opção popular é o Nero, mas vários programas fazem a mesma coisa. Use a opção "queimar imagem" ou " burn image ".

 
Instalando o Ubuntu:

Após o boot do LIveCD, seja pelo pendrive, seja pelo DVD, a seguinte tela se abrirá:

Pode deixar para escolher o idioma na hora de instalar o sistema.

Se quiser testar o sistema, escolha a opção da esquerda. Se preferir já partir para a instalação, clique na opção da direita. Lembre-se, apenas, que por se tratar de um liveCD, rodando a partir do pendrive - ou, pior; do DVD -, as coisas ficarão um pouco lentas.

Ao preparar o tutorial, escolhi testar o sistema, e a seguinte tela se abriu:

Tela inicial do sistema. É possível testar os programas.