Tutorial de pós instalação do Ubuntu

 

Introdução:

O Ubuntu, por questões de licenciamento, não pode, na instalação inicial, incluir uma série de pacotes que autorizam a utilização de arquivos e formatos proprietários, como mp3, flash, wmv etc. Além disso, para tornar o download inicial do sistema mais leve, os programas pré-instalados são reduzidos aos mais comuns utilizados pelo "usuário médio". Isso quer dizer que programas direcionados ao usuário especializado não são instalados por padrão, muito embora sejam disponibilizados para download posterior, na Central de Programas.

A maior parte dos usuários, portanto, nada precisará fazer após a instalação do Ubuntu. Mesmo os arquivos e formatos proprietários, embora não instalados, poderão sê-lo facilmente, basta que se tente executá-los e o próprio sistema pedirá permissão para tanto.

Apesar dessa facilidade, por uma questão de comodidade, tenho por hábito realizar uma série de operações, após a instalação do Ubuntu, para incluir os tais formatos proprietários, bem como para incluir alguns programas que utilizo no dia a dia de designer, como o GIMP e o Inkscape.

Este artigo se destina a realizar o processo de pós instalação tanto para o sistema instalado a partir da imagem da versão desktop (como visto neste tutorial) quanto para o sistema instalado a partir da imagem da versão servidor (como visto neste tutorial).

Nota: A maior parte dos passos exibidos velem para ambas as opções. Aqueles que eventualmente valerem apenas para a  pós instalação da versão mínima, a partir do Ubuntu Server   serão indicados por SERVER .

1) Problema com o carregamento do Network-Manager (SERVER):

Em todas as máquinas testadas, isso aconteceu: o sistema demora demais para carregar, esperando receber as informações de configuração da placas de rede. Após alguma pesquisa, foi encontrada uma solução que atendeu a todas as hipóteses, pelo menos até agora.

No terminal (Ctrl+Alt+T), redija o seguinte código (ou copie o código abaixo e o cole no terminal utilizando a combinação de teclas Ctrl+Alt+V):

sudo gedit /etc/network/interfaces

Após adicionar sua senha, o editor de texto Gedit vai abrir, apresentando o conteúdo do arquivo "interfaces". 


Apenas interessa o código abaixo:

auto lo
iface lo inet loopback


Qualquer outra linha de código do arquivo pode ser comentada, adicionando-se "#" (sem as aspas) no início de cada linha. Salve o arquivo e feche o Gedit.

2) Canais de atualização:

A primeira coisa a se fazer após a instalação do sistema, seja a versão Desktop, seja a versão mínima, é alterar os canais de atualização.


Na barra lateral, vá em Configurações do Sistema ( ) e selecione a opção "Programas e Atualizações".

Selecione "Programas e atualizações".
 

Ao clicar na opção Programas e atualizações, será aberta a janela abaixo. Marque as caixas de seleção de modo a que fiquem como a imagem. Isso incluirá os repositórios mantidos pela comunidade, os restritos (restricted e multiverse):

Deixe as opções de seu sistema como as da imagem.

Em seguida, selecione a aba "Atualizações", e marque todas as caixas de seleção, como na imagem abaixo:

Marque todas as opções.

Após ter alterado as configurações para que coincidam com as imagens acima, resta atualizar o banco de dados de pacotes disponíveis ao sistema. Feche a janela, abra o Terminal (Ctrl+Alt+T) e digite:

sudo apt-get update


O sistema pedirá sua senha. Lembre-se de que nada aparecerá enquanto a digita.


Pronto. Agora já podemos botar as mãos na massa!

3) Busca do Dash (SERVER):

Uma das coisas mais legais do Ubuntu é o Dash, um painel de buscas que permite que se encontre facilmente arquivos e programas, tanto no sistema quanto na rede. Permite, inclusive, que se busque por funções dentro das próprias aplicações. Basta invocá-lo, por meio da tecla Alt, com o programa aberto, e digitar a função desejada.


Os pacotes referentes às buscas do Dash ficam de fora da instalação a partir do Ubuntu Server. Para resolver isso, basta instalá-los utilizando o código abaixo, copiando-o no Terminal e pressionando "enter":

sudo apt-get install -y unity-lens-applications unity-lens-files unity-lens-music unity-lens-photos unity-lens-video unity-scope-calculator unity-scope-home